Vereadores de Marabá visitam canteiro de obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, que já emprega 2.500 trabalhadores

Iniciada em 2022, a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins avança com expectativa de entrega para 2027. A obra, realizada pela mineradora Vale, tem chamado a atenção pela grandiosidade da estrutura e pela importância que representa para os moradores de Marabá e região, especialmente para quem depende diariamente da antiga ponte para atravessar o rio.

Na manhã desta quinta-feira (12), oito vereadores da Câmara Municipal de Marabá realizaram uma visita técnica ao canteiro de obras, a convite da própria mineradora. Participaram da agenda os parlamentares Ilker Moraes (MDB), presidente da Casa; Maiana Stringari (PDT); Márcio do São Félix (PSDB); Miterran Feitosa (Republicanos); Vanda Américo (União); Marcelo Alves (PT); Jocenilson Silva (PRD); e Marcos Andrade (PSD).

Antes de conhecerem as estruturas, os parlamentares se reuniram com executivos da Vale, que apresentaram o estágio atual do projeto e os próximos passos. Durante o encontro, também foi informado que cerca de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na obra, a maioria deles residentes em Marabá.

Para o presidente da Câmara, Ilker Moraes, a nova ponte representa um avanço significativo para toda a região. “É uma obra importante para a mobilidade regional, que dispõe de duas pontes, sendo uma rodoviária e outra ferroviária, onde a mineradora Vale faz um alto investimento. Obviamente, esperamos bons frutos após sua consolidação”, comentou o parlamentar.

A vereadora Vanda Américo destacou o simbolismo de acompanhar de perto esse novo momento histórico para a cidade. Ela lembrou que participou dos movimentos sociais que lutaram pela construção da primeira ponte sobre o Tocantins, há quatro décadas. “É gratificante poder presenciar e participar dessa nova etapa. Sabíamos da importância da primeira ponte na vida das pessoas naquela época, assim como sabemos que esta nova estrutura terá grande relevância para a população”, disse.

Morador do bairro São Félix, onde está localizado o canteiro de obras, o vereador Márcio do São Félix chamou atenção para a necessidade de planejamento viário no entorno da nova ponte. “A ponte é muito bonita e importante, mas é fundamental pensar nas vias de acesso que possam desafogar o trânsito, especialmente no São Félix e nos bairros próximos ao Núcleo Nova Marabá.”

Já Maiana Stringari demonstrou surpresa com a dimensão do projeto. “Quando chegamos, pudemos perceber o real tamanho da obra. É um ‘formigueiro humano’, onde todos estão empenhados em entregar uma estrutura que vai elevar nossa cidade a outro patamar”, afirmou.

O vereador Marcelo Alves ressaltou o papel da Câmara Municipal em acompanhar de perto projetos estratégicos como esse. “Enquanto representantes do povo, é nosso dever fiscalizar e informar. Seguiremos acompanhando esse trabalho para levar informações à população marabaense.”


Miterran Feitosa também apontou o caráter histórico da obra: “Estamos vendo a história ser construída. Uma ponte dessa dimensão é um instrumento de desenvolvimento que colocará Marabá sob novos holofotes no cenário nacional.”

De acordo com a Vale, as obras já avançaram para a etapa de empurres dos vãos das duas pontes — rodoviária e ferroviária. Na margem do núcleo São Félix, foram empurrados 13 módulos sobre os pilares, enquanto na margem da Nova Marabá, três módulos da ponte rodoviária já foram lançados.

Com investimentos estimados em R$ 4,1 bilhões, o projeto é executado pelo Consórcio Ponte Rio Tocantins. Segundo a mineradora, as novas estruturas vão melhorar significativamente a mobilidade urbana e ampliar a capacidade de transporte de cargas e minério pela região. 

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