Acordo articulado pela Câmara Municipal garante 34 km de pavimentação em Marabá
Desse montante, R$ 80 milhões começam a ser aplicados nos próximos dias, principalmente em obras de pavimentação em bairros da cidade e em vilas da zona rural. Ao todo, serão 34 quilômetros de asfalto, sendo 24 km em áreas urbanas e 10 km na zona rural.
A comissão contou ainda com os vereadores Marcelo Alves (relator), Beto Miranda, Frank do Jardim União e Eloi Ribeiro.
Prejuízos históricos
Segundo Ilker, a decisão da Vale de construir o acesso ao Projeto Salobo por Parauapebas, há cerca de duas décadas, trouxe prejuízos imensuráveis a Marabá. Entre os principais temas discutidos na CPI estiveram os riscos da barragem próxima ao Rio Itacaiunas, a tributação sobre o ouro presente no concentrado de cobre e a ausência de investimentos locais.
Obras priorizadas
De acordo com o parlamentar, os bairros contemplados na área urbana serão os núcleos São Félix, Nova Marabá e Morada Nova, considerados mais periféricos. As regiões foram escolhidas após debates com o Ministério Público Estadual, considerando também o impacto da construção da nova ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins.
Na zona rural, as vilas da região da estrada do Rio Preto também serão beneficiadas. “Fizemos questão de incluir a zona rural, porque era uma cobrança antiga das comunidades do campo”, explicou Ilker.
Reconhecimento e fiscalização
Ilker ressaltou que a conquista é resultado de uma construção coletiva entre a Câmara, o Executivo da época, o Ministério Público e a própria Vale. “Convencer a empresa de qualquer investimento não é simples. A união dessas instituições fez com que conseguíssemos algo extremamente relevante”, avaliou.
Por fim, Ilker destacou o papel da Casa Legislativa na aproximação com a população. “A Câmara tem se aproximado da sociedade, realizado ações e parcerias com entidades, conselhos e movimentos. Nosso papel é estar ao lado da população”, disse, reforçando que o Parlamento seguirá debatendo e fiscalizando medidas de interesse coletivo.
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